MÊS DE FEVEREIRO
Fevereiro (do latim Februarius, de Februa, denominação
emprestada a Juno no tempo da purificação e do desagravo).
Este mês não existia no calendário bárbaro
do Lácio mas, tal como janeiro, foi introduzido pelo Rei Numa Pompílio,
desejando igualar o seu sistema de contar o tempo ao dos povos mais cultos,
gregos e fenícios.
É o segundo mês do ano gregoriano. Tem 28
dias e 29 nos anos bissextos, cujo milésimo é divisível por 400. É que o ano
civil dos romanos, estabelecido por Romulo, aperfeiçoado por Numa Pompílio e
modificado pelos pontífices encarregados de o manterem em concordância com o
Sol, foi reformado por Caio Júlio César (reforma Juliana), estabelecendo os
anos bissextos, de 4 em 4 anos, o que dava os anos médios de 365 dias e 6
horas. Esse dia a mais em fevereiro foi colocado entre os dias 23 e 24, e como
o vigésimo-quarto se chamava SEXTO-CALENDAS, o novo dia foi intercalado ficou
chamado BISSEXTO-CALENDAS, de onde o nome de BISSEXTO ao ano em que fevereiro
tem mais um dia.
Quanto ao fato de fevereiro ter-se tornado
o mês mais pobre do ano, isso se deve aos aduladores da Corte Romana. Os
cortesãos de Augusto desejavam repetir e superar os de Júlio César, dando a um
dos meses o nome do grande imperador. Júlio César tinha recebido o sétimo mês. Augusto
haveria de receber o oitavo, como consagração. Todavia, os bajuladores
perceberam que, enquanto julho tinha 31 dias, agosto contava com apenas 30. Isto
seria uma injustiça ao divino Augusto. A solução era tirar esse dia de algum mês.
Escolheram justamente o de fevereiro, para glorificação do Imperador Augusto.
Os romanos consagravam a Netuno todo o mês de fevereiro.
Pesquisado por: Sebastião M. Gonçalves