O Blog do Prof. Tião Gonçalves!
🟦 facebook: prof.sebastiaomgoncalves
🟪 instagram: prof.sebastiaomgoncalves
Compartilhe esta ideia!

segunda-feira

MÊS DE FEVEREIRO

MÊS DE FEVEREIRO


Fevereiro (do latim Februarius, de Februa, denominação emprestada a Juno no tempo da purificação e do desagravo).

Este mês não existia no calendário bárbaro do Lácio mas, tal como janeiro, foi introduzido pelo Rei Numa Pompílio, desejando igualar o seu sistema de contar o tempo ao dos povos mais cultos, gregos e fenícios.

É o segundo mês do ano gregoriano. Tem 28 dias e 29 nos anos bissextos, cujo milésimo é divisível por 400. É que o ano civil dos romanos, estabelecido por Romulo, aperfeiçoado por Numa Pompílio e modificado pelos pontífices encarregados de o manterem em concordância com o Sol, foi reformado por Caio Júlio César (reforma Juliana), estabelecendo os anos bissextos, de 4 em 4 anos, o que dava os anos médios de 365 dias e 6 horas. Esse dia a mais em fevereiro foi colocado entre os dias 23 e 24, e como o vigésimo-quarto se chamava SEXTO-CALENDAS, o novo dia foi intercalado ficou chamado BISSEXTO-CALENDAS, de onde o nome de BISSEXTO ao ano em que fevereiro tem mais um dia.

Quanto ao fato de fevereiro ter-se tornado o mês mais pobre do ano, isso se deve aos aduladores da Corte Romana. Os cortesãos de Augusto desejavam repetir e superar os de Júlio César, dando a um dos meses o nome do grande imperador. Júlio César tinha recebido o sétimo mês. Augusto haveria de receber o oitavo, como consagração. Todavia, os bajuladores perceberam que, enquanto julho tinha 31 dias, agosto contava com apenas 30. Isto seria uma injustiça ao divino Augusto. A solução era tirar esse dia de algum mês. Escolheram justamente o de fevereiro, para glorificação do Imperador Augusto. Os romanos consagravam a Netuno todo o mês de fevereiro.

Pesquisado por: Sebastião M. Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário